quinta-feira, 18 de junho de 2009

Finalmente Santiago


Finalmente a odisseia acabou. Terminou com 904km percorridos e com 58 horas de pedal divididas por 10 etapas.


Estava à espera das fotos da chegada para colocar este post, mas como ainda não chegaram, coloco-as mais tarde.


Ontem encontramos-nos com as meninas na praça da catedral como estava combinado. Comemos uma bela de uma costoleta de ternera, fizemos as comprinhas da praxe e fizemos-nos à estrada, pois as saudades de casa eram muitas.

Eu diria que experiência vale a pena, o saldo é completamente positivo. Ingressar numa rota de vários dias em que nos obriga a uma rotina completamente diferente e em que ao fim do dia o cansaço não é tanto intelectual mas mais fisico é algo que a maior parte das pessoas que nos acompanharam neste blog nunca experimentaram.
No caminho de Santiago vimos de tudo, desde jovens que percorriam o caminho como se um campo de férias se tratasse, a pagamento de promessas ou simplesmente ao cumprimento de um desafio. Num dos dias apercebi-me que o meu livro guia tinha sido assinado por mim em 2003, à muito que estava à espera.
Conversamos com pessoas das mais diferentes origens, mas o mais engraçado era que as únicas coisas em comum conosco era a próxima seta amarela e uma permanente sensação de satisfação por estar a realizar o caminho. Era engraçado ver o sorriso de alguns dos peregrinos quando passavamos por eles, tão engraçado que eu e o Nelson logo a seguir comentavamos: "viste o sorriso..."
Na véspera do inicio da viagem comentavamos entre amigos que por vezes estes desafios trazem sorte. Posso-vos garantir que se trazem não sei, mas que existem momentos mágicos existem. Há situações que ficaram gravadas nas minhas memórias das quais não sou capaz de escrever, momentos que só lá indo para ver como é.

Espero que ao acomnharem esta viagem tenha conseguido despertar em voçês um bichinho de curiosidade, se algum dia puderem experimentar avancem.


Obrigado por nos darem força durante estes dias, o blog era a nossa ligação a casa, á familia e aos amigos.

Um bem haja a todos e fica aquele abraço.
Ricardo

Sem comentários:

Enviar um comentário